domingo, 28 de agosto de 2011

Adeus à Jack Layton

A política canadense ficou mais triste e mais sem graça essa semana. Morreu na segunda-feira passada de câncer, o líder da oposição Jack Layton.

A vitória do NDP, partido chefiado por Layton , nas eleições deste ano, representou um sopro de esperança na política nacional. O Québec deu um aula de democracia e votou em massa num partido pequenininho, com poucas chances de vitória, o NDP. Resultado, o partido perdeu a eleição geral para os conservadores de Stephen Harper, mas ficou em segundo lugar e tornou-se oposição oficial, desbancando liberais e o próprio partido québécois. Num sistema de monarquia parlamentarista, como é o caso do Canadá, ser oposição oficial é um grande negócio! É como se o PV do Brasil tivesse chegado ao poder.

A vitória do NDP de Layton foi comemorada nas ruas como se fosse o primeiro lugar. Foi lindo e simbólico!

A morte de Layton representa uma grande perda para o Québec, o Canadá e para aqueles que lutam por uma sociedade menos bélica e menos corrupta.

Goodbye Jack Layton...rest in peace...

Au revoir m. Layton....repose en paix....

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Assalto

Fui roubada!!!

Cadê a polícia do primeiro mundo? Cadê? Quem é que vai prender o safado que roubou o banco da minha bicicleta?!

Isso mesmo que vcs leram: algum desocupado teve a cara-de-pau de roubar o banco da minha bicicleta...o BAN-CO...não foi a bicicleta inteira, foi só assento!!! Palhaçada isso. Cadê a segurança nesse país? Eu não saí do meu país pra vir ser assaltada aqui...francamente Montréal!!!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cartão postal

Eu trabalho num dos lugares mais turísticos de Montréal, o Vieux-Port. Pra ser mais exata, trabalho ao lado do cartão postal da cidade, a Igreja Notre Dame.

Toda vez que passo na frente da igreja pra ir ao banco e vejo milhares de turistas tirando foto, eu tenho um sentimento muito particular e me pego falando pra mim mesma: "Podem tirar foto à vontade...vocês estão aqui de passagem, eu vejo essa igreja todos os dias!!! Vocês vão embora, eu moro aqui! Rá!"

Péssimo ter esse tipo de sentimento, mas como todo ser humano, eu também tenho meus defeitinhos.....

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Lerê lêre...

Valeu a bronquinha dada ontem no maridão (pela centésima) vez por causa da faxina. Cheguei em casa hoje, a louça estava lavada e o jantar, pronto! Que beleza Milton Leite!!! Agora eu gostei!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Chutes e pontapés

Fui no show do U2 360º com a Mari (mais uma vez a Mari) e foi incrível, esplêndido, tudo de bom. Eu nem era fã do U2 antes do show, mas agora sou! Um aula de como se faz um grande espetáculo de entretenimento.


Porém, meu post nem foi pra falar sobre o show, e sim pra falar da desorganização do transporte público de Montréal no fim do concerto. Pra começar, caiu uma tempestade e sabe o que a polícia fez pra tentar "organizar" a multidão? Fechou uma das entradas do mêtro. Imagina 80 mil pessoas tentando entrar no metrô através de uma só porta!!! Missão imposssível. Pra piorar, a polícia tentava convencer as pessoas a pegarem ônibus, mas não dava pra saber onde era ponto, onde começava a fila....olha, um caos.


E eu digo mais: o povo daqui é muito manso. Todo mundo reclama baixinho, pra sí mesmo. Se fosse no Brasil, a multidão tinha derrubado a porta do metrô a chutes e pontapés!


Só pra dizer que mesmo sendo "primeiro mundo", ainda tem um monte de coisas que deixam a desejar!

Diferenças culturais

O meu trabalho é o micro cosmos da guerra entre anglófonos e francófonos que perdura há séculos aqui no Québec. O francófono não gosta do anglófono e vice-versa. Eu, fico no meio do caminho tentanto apaziguar os ânimos e faço aqui minhas observações pessoais. Pra começar, são dois mundos COMPLETAMENTE diferentes! Tudo bem que eles nasceram no mesmo país, mas são dois mundo tão distintos, o Québec e o resto do Canadá, que nem dá pra acreditar que seja uma coisa só.


Aí eles discutem e OS DOIS TÊM RAZÃO. Só que cada um do seu ponto de vista!


Olha gente, uma loucura!


Minha conclusão: Vive le Québec libre!!!

Pôr-do-sol

Ontem, eu e minha amiga Mari Melo fomos patinar no autódromo Gilles Villeneuve (a pista de fórmula 1 de Montréal). Olha só o pôr-do-sol.....

Abaixo, uma pequena pausa entre uma volta e outra pra admirar a belezura dessa cidade!






Brinquedinho novo!

Meu mais novo vício:

Patinar!!!
Além de ser um ótimo exercício, patinar é extremamente divertido.