domingo, 18 de julho de 2010

Pânico no telefone

Compramos um celular e toda vez que o telefone toca, eu tenho uns 5 segundos de pânico. Isso porque sempre eu é que tenho que atender por motivos óbvios: eu falo francês melhor que o Di. Veja bem: eu falo melhor que ele, mas isso não significa que eu fale 100% nem entenda 100%.
Como estávamos na busca do apê (que já terminou graças a Deus) era preciso ligar pra várias pessoas, marcar visita, falar de preço, perguntar quantos quartos, enfim...falar!! Quando vc fala pessoalmente em outra lingua já não é tão fácil....falar no telefone então, meu amigo, é complicado. Até que deu certo em 99% das vezes. Eu criei um discurso que repetia na maioria das vezes e funcionou. Até o dia em que o Di disse: "orgulho de vc, parece uma francesa falando no telefone"! Uau!!
"Ni qui" elogiou....eu cometi uma gafe: marquei uma visita pras 12h, mas na verdade era pra ser às 2 pm. Olha só: Douze heures X Deux heures..... a grafia é diferente, mas a pronúncia é praticamente a mesma! Ahhhh, quis morrer! Fiquei tão noiada depois dessa gafe que liguei pro cara da próxima visita e pedi pra ele soletrar o endereço, porque eu corria o risco de ir pra Rue Saint Urbain, ao invés da Saint Hubert. Mas era o endereço que eu achava que era.....ufa!
Agora preciso de fôlego pra ligar no telemarketing do serviço de imigração e dizer que nosso endereço mudou e tbém ligar na Hydro Quebec. Respira fundo...e vai!

Um comentário: