quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Perdidos

Ontem estava de péssimo humor, mas ajudar turistas perdidos salvou o meu dia.
Lá estou eu voltando do trabalho de bicicleta, quando me deparo com um casal parado no sinal com um mapa. E gira o mapa pra lá, e vira prá, e coloca de ponta cabeça...ih, esses aí têm cara de turistas perdidos.

-Oi, vocês precisam de ajuda com o mapa? -perguntei em inglês
A mulher arregalou os zóio e disse: -No English......Français!
Sei lá porque falei primeiro em inglês, meu reflexo sempre é falar francês primeiro, bom, continuando.
-Eu posso ajudar, eu também falo francês.
A tia deu um suspiro aliviado e me disse que queria chegar na Av du Parc (pelo sotaque matei a charada: francesa ......ah, o sotaque francês -da França- é música para nossos ouvidos acostumados ao francês québécois).

Expliquei onde era a avenida, como fazia pra pegar o ônibus (na verdade, era só atravessar a rua) e lá foram eles. E eu, ganhei meu dia sendo chamada de "très gentille".

Na verdade, acho que ganhei o dia porque sem perceber consegui ajudar duas pessoas falando duas línguas que não são a minha língua materna. Achei massa......

Nenhum comentário:

Postar um comentário