segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mitos e verdades

Muito se fala sobre imigração e mercado de trabalho, então resolvi publicar alguns mitos e verdades segundo meu ponto de vista (não tomem esse post como verdade absoluta, é apenas a opinião de alguém que está passando por algumas situações comuns à maioria):


1) Todo imigrante tem dificuldade pra arrumar o primeiro emprego: VERDADE

Você chega num país diferente, não domina a língua, não tem sua rede de contatos e ninguém sabe a diferença entre um diploma da USP e da Unisertãozinho. Resultado: é difícil, mas não é impossível.


2) O primeiro emprego do imigrante é sempre "Subemprego": MITO.

O conceito sobre este tipo de trabalho muda: O que é um subemprego? É ser garçom? Pedreiro? Encanador? Nada disso. Saibam vocês que ser garçom é o sonho de consumo de 9 entre 10 canadenses, porque o salário é bom, o horário é flexível, existe a possibilidade de beber de graça e ainda é possível conhecer um monte de gente interessante. Os pedreiros e encanadores ganham muito bem: enquanto um auxiliar de escritório recebe em média CAN$12 por hora, um pedreiro ganham entre CAN$27 e $35 e o salário do encanador chega a CAN$60 por hora.


3) Imigrantes só têm amigos imigrantes: MITO

A sociedade daqui é multicultural e acostumada a receber imigrantes, mas cabe a cada um fazer os próprios amigos, dentro ou fora da sua comunidade.


4) Você tem que "regredir" na carreira para depois progredir: VERDADE

É muito difícil chegar aqui e ocupar desde o início o mesmo cargo que você tinha no Brasil. É muito frequente fazer estágio na área pra ter uma experiência local. Mais uma vez repito: não é vergonha nenhuma ser estagiário por algumas semanas, se isso vai te abrir as portas do mercado de trabalho. Outra coisa: a possibilidade de promoção é, em geral, mais fácil que no Brasil.

5) Falar inglês já é suficiente: DEPENDE. As chances de você arrumar um trabalho se falar inglês e francês é muito maior do que se você falar só inglês.

6) O pradrão de vida cai: VERDADE
Em compensação a qualidade de vida aumenta significantemente.
Se você tinha carro, empregada, manicure e babá e desejar continuar com o mesmo staff aqui no Québec, esqueça....ou prepare seu bolso, porque a oferta existe, mas é caaaaaro! Carro até que é barato, mas é absolutamente desnecessário quando se tem um transporte público de qualidade e ciclovias espalhadas pela cidade inteira. Além disso, se você vai querer morar numa casa bem pequena, porque casa grande com piscina, jardim e dois andares dá muito trabalho pra limpar.
Os valores mudam: aqui você não precisa ostentar seu carrão do ano pra ter status...ninguém liga pra isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário