domingo, 19 de dezembro de 2010

Lágrimas

A primeira vez que chorei aqui em MOntréal foi durante a busca pelo apartamento, no dia em que errei o horário e troquei "deux heures" por "douze heures". Chorei de raiva de mim mesma por ter cometido um erro tão estúpido; chorei de vergonha; chorei porque não me permito errar.
A segunda vez que chorei aqui em Montréal foi em setembro, já no final da monografia do MBA. Chorei de cansaço, de saco-cheio por ter começado esse curso e chorei porque tudo aquilo não tinha mais nada a ver com o rumo que a minha vida tinha tomado.
A terceira vez que chorei foi no dia em que falei com a minha avó pelo telefone. Por alguns instantes percebi que, de fato, o tempo passa, e aquela pessoa que eu amo tanto corria, naquele momento, o risco de me deixar. Nem ouse partir antes d´eu voltar ao Brasil!!! Com a voz tremula e fraquinha ela disse: "Não se preocupe, você já se despediu de mim!". Não, não despedi...aguenta mais um pouco que eu ainda tenho muita coisa pra te contar!
O dia em que a francisação acabou, eu quis chorar. Não de tristeza, mas de emoção por saber que aquele momento tão bom e tão efêmero tinha acabado. Fazia uma dia lindo, um calorzinho de outono e quando voltei pedalando pra casa depois do almoço com a turma pensei: "é agora...vou dar a minha choradinha de despedida". Nesse momento o telefone tocou. Era a minha amiga Nicki me convidando pra ir até o Parque La Fontaine. OOOps, projeto choro adiado. E lá fomos felizes e saltitantes.
Quando vi a festinha do meu sobrinho Rodrigo pelo Skype, algumas lágrimas rolaram....emoção pura!
Hoje recebi uma caixa linda de natal da minha mãe: tinha uma revista Isto é falando sobre a guerra no RJ, chocolatinhos, um pijama lindo, presentinhos pro Di, coisas fofas de cozinha, um cartão lindo cheio de amor que só as mães são capazes de fazer. E nesse momento, abraçada na minha caixa de presentes, chorei pela quinta vez........

6 comentários:

  1. descobri seu blog por uma indicacao de um amigo recentemente. adorei o jeito que vc escreve, eh super facil de ler e de sentir.
    estou de mudancas pra montreal tb e ler o seu blog tem me dado uma ansiedade boa.

    ResponderExcluir
  2. oi Daniel,
    Que legal conhecer um leitor que não é da minha família...hahahahah! Você já se mudou pra cá? Quando chegar me avisa e vamos tomar uma cerveja (as daqui são boas e altamente alcoolicas). meu e-mail é: joanadovalle@gmail.com. MOntréal é uma cidade especial. Você vai amar!

    ResponderExcluir
  3. Jo, mais um post que causou arrepios...talvez vc ainda não tenha percebido a escritora que mora dentro de você...quase chorei.
    Beijos enormes pra vcs!

    ResponderExcluir
  4. ô Mp, obrigada pelo carinho! Esse post é particularmente especial porque hesitei um pouco antes de publicá-lo (como assim a "super mulher" vai demonstrar fraqueza em público?). Esse tbém foi o motivo para criar coragem e postar, porque blog é um espaço pra contar tudo o que rola aqui em MOntréal, coisas boas e outras nem tão boas assim, sem filtro. Às vezes a gente fraqueja....nada mais natural, né?! bjss

    ResponderExcluir
  5. pode colocar na lista de choros o meu quase?
    :)
    amei o post jo!!!!

    ResponderExcluir
  6. Seu quase choro foi contabilizado, Lareta!!! bj

    ResponderExcluir