quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Seja menos criativa...

Foi isso que eu ouvi da minha professora de francês recentemente! Pode?
Acho que já falei aqui, mas vale repetir pra contextualizar: minhas aulas da francisação já acabaram e pra continuar a estudar francês, me matriculei no francês escrito. Só que o tal francês escrito é chaaaaato pra caramba! Necessário, eu sei.....mas chato! Não tem essa de ouvir uma música, fazer um pouco de conversação, não! É gramática nua e crua + escrita durante 4h30 to-dos os dias!!! ô línguinha difícil pra escrever. Veja só um exemplo: uma palavra simples como "já" em francês se escreve assim "déjà". Repararam que é um acento pra cada lado? E isso é o de menos..... bom, mas o post não é sobre isso!
Outro dia a professora pediu pra gente escrever uma carta formal contando sobre um acidente de trabalho. Escrevi uma carta sobre o acidente de trabalho de um palhaço de circo e na história eu envolvi todos os personagens: domador, leão, trapezista, acrobata, mágico, etc. Fiquei felizona com a minha história, mas eis que chego no dia seguinte e a professora me pergunta:
-"Madame Joaná, o que é isso? "
-"Minha redação, por quê?"
-" Eu pedi uma carta sobre um acidente de trabalho sério, não um acidente com um palhaço de circo...." e me deu o maior esporro! E não pára por aí.
No dia seguinte tivemos que escrever uma carta convidando um amigo para um evento. Bom, meu evento foi uma despedida de solteira num clube de strip-tease! Nem preciso dizer o que me esperava no dia seguinte.
"Madame Joaná, não é possível?! Primeiro, um palhaço de circo, agora um clube de strip-tease?! Você não está levando a atividade à sério!"
Genteeeee, o que eu posso fazer se eu sou criativa? Eu não faço isso de propósito, juro! Simplesmente sai assim....
Depois de trabalhar tantos anos no Multishow e ouvir frequentemente que precisávamos ser mais criativos e pensar nas pautas de um jeito diferente, acho que me habituei a olhar o mundo de um jeito inusitado....e olha só no que deu?!
Pra terminar a bronca, a professora falou: "Seja menos criativa!"
Acontece que essa pequena batalha virou uma guerra e agora eu quero me superar. Antes era inconsciente, agora vai ser de propósito. Já estou pensando numa história bizarra com transexuais, anões, etc.....me aguardem!

3 comentários:

  1. Otimo!
    la créativité que je n'ai pas, c'est toi qui l'a eue!

    ResponderExcluir
  2. Salut Leoni!
    Tu as tout compris en portugais...félicitation!!
    Je suis créative mais, par contre, j´ai aucune habileté avec numéros, mathématique, etc! bisous

    ResponderExcluir
  3. Pas de nom artistique, madame Joaná! hahaha, nunca vou esquecer...
    esses canadenses vivem tolhendo sua liberdade de expressão, Jojo! Assim não dá! Dá-lhe anões transexuais de circo fazendo strip pra eles aprenderem!
    bjo bjo

    ResponderExcluir