terça-feira, 5 de outubro de 2010

Oficina de contos

Minha turma de francês participou de um projeto-piloto de uma oficina de contos e hoje foi o dia da apresentação final.

Após dois ateliês com um contador de história, cada aluno deveria escolher um conto do seu país e cinco foram escolhidos pra participar da apresentação final. Na verdade a gente se voluntariou e eu, obviamente, estava lá! Quem me conhece sabe que eu gosto de desafio. Pode parecer pouca coisa, mas contar o "Auto da Compadecida" em francês pra uma plateia de 50 pessoas, mais as duas professoras e a coordenadora do curso, não foi uma tarefa fácil. No final foi tudo lindo....uma experiência maravilhosa. Fiquei muito satisfeita com a minha "performance" e várias pessoas vieram falar comigo, elogiar o francês....depois de toda adrenalina, fomos celebrar num café perto do Cégep e minha professora não cabia em si de tanto orgulho. Foi muito legal mesmo!

Daí fiquei pensando nas minhas primeiras aulas de francês no Brasil e gostaria de agradecer em público, o trabalho da minha professora brasileira, a Eva. A Eva me ensinou tudo o que eu sei de francês. Aqui estou lapidando, claro, mas a base eu aprendi com a Eva.

Ela sabia que eu tinha déficit de atenção, então ela preparava uma aula super dinâmica: gramática, vídeo, ditado, música, joguinho.......e o cuidado com a pronúncia. Repetíamos a mesma palavra inúmeras vezes, até a pronúncia sair perfeita. O esforço valeu a pena!

Eva, talvez você não tenha a dimensão do quanto eu sou grata a você!!! Merci beaucoup!!!

Um comentário:

  1. " Très chère Joana,
    Je suis très émue de tes belles paroles, je ne les mérite pas. J'ai essayé de t'apprendre ce que je savais, mais tout ce que tu sais c'est ton mérite. Tu as été une de mes meilleures élèves, très intélligente et sérieuse, tu faisais toujours les devoirs, tu as beaucoup travaillé. Je suis très fière de toi!
    Grosses bises, Eva. "

    ResponderExcluir