quarta-feira, 6 de abril de 2011

Quer moleza?

Tenho lido muita coisa sobre imigração no Québec e acho importante esclarecer alguns pontos: 1) O Governo até ajuda financeiramente, mas não vai te sustentar......ou seja, pra pagar as contas, vai ter que ralar (ou ter uma boooooa reserva financeira). 2) O Governo oferece cursos de formação e informações sobre o mercado de trabalho, mas cada um deve correr atrás do seu (e é uma guerra). O que acabei de escrever é dito repetidas vezes nas palestras de informação oferecidas pelo escritório do Québec em SP: o estado de bem estar social é eficiente, mas vencer os desafios (profissionais, econômicos, ..) depende de cada um. Quer moleza? Senta no pudim!

4 comentários:

  1. o governo ajuda caso o imigrante faca francizacao periodo integral, certo? de quanto eh essa ajuda atualmente?
    bom, que nao sera nenhuma moleza eu ja imaginava, mas uma ajudinha do governo eu super espero rs.

    ResponderExcluir
  2. oi Daniel, durante a francisação o governo ajuda sim: manda todo mês um cheque no valor de $460. Toda vez que o cheque chega é uma alegria. Existem vários benefícios: seguro de saúde ( q todo mundo critica, mas eu uso com frequencia e tô achando ótimo- fiz um post sobre isso); tem tbém a cesta básica e além disso existe outros seguros, como "assurance social", que o governo dá para pessoas com extrema dificuldade fianceira. Tem gente que tentar dar uma de esperto pra cima do governo: guarda o $$ em casa e pede esse seguro. Eu acho feio, horrível e anti-ético. "Jeitinho" brasileiro aqui no Canadá não dá!!! Eu escrevi esse post porque muita gente no Brasil acha que o governo daqui vai encontrar um trabalho e dar de presente para o imigrante. Eles são muito honestos em dizer que eles ajudam, mas cada um deve procurar o seu.
    ò, não é pra desanimar, pelo contrário: a vida aqui é melhor e muito mais barata que no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. o beneficio durante a francizacao eu acho otimo e nao tenho menor problema etico em usar. o da cesta basica ja vi debates furiosos em comunidades pela internet em gente que jura q eh super antietico. eu ate o momento sou inclinado a achar que eh algo bom e sim, devemos usa-lo. agora o assurance social eu ja nao acho bom pq te queima de varias formas, tipo na hora de solicitar credito em banco e tal. acho que seria um momento de extrema necessidade e pobreza pra se utilizar disso.
    valeu pelas info jo!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Daniel. Eu fiz a francisação, recebi meu cheque todo mês e acho super legítimo, afinal são 7 horas de curso por dia. A assurance social tem estes problemas que vc citou. Acho que a pessoa só deve solicitar se estiver numa situação de miséria profunda, caso contrário é sacanagem. Vou fazer um post sobre a "lettre priime", uma subvenção do governo para o primeiro emprego do imigrante. è muito legal. Depois escrevo com calma sobre isso.bjs

    ResponderExcluir