domingo, 3 de abril de 2011

Inverno

Agora que a primavera chegou, acho importante falar sobre o inverno.

A única coisa que temos certeza quando imigramos, é de que o Canadá é frio. O que vai ser da nossa vida dali pra frente, ninguém pode adivinhar, mas todos sabemos que vamos enfrentar muito frio pela frente.

E aí me perguntam: é realmente esse frio todo? Sim, é.......e é muito mais frio do que você pode imaginar. Ao mesmo tempo, esse inverno tão rigoroso é o que torna o Canadá um país único. Se tirarem o frio, o Canadá se tornaria um país sem alma.

É em torno da neve e do gelo que se construiu a cultura e os costumes desse povo. Imaginem o hockey, paixão nacional, sem gelo? E a árvore de érable, cuja folha está até na bandeira nacional? E o urso polar? Sem frio, sem inverno e sem gelo, também não conseguiríamos contar o tempo por aqui:

-"Chegou aqui há quanto tempo?"

-"No começo do inverno (=em novembro)."

Ou então:

-"Há quanto tempo você mora aqui?"

-" Fazem três invernos (=cheguei em 2008)"


Atire a primeira pedra quem nunca ouviu essa frase desde que chegou por aqui:

"Primeiro inverno? Viiiiiiixi...."


Ao mesmo tempo é impossível não se emocionar com a beleza do branco cobrindo ruas, praças, parques. Sinto dizer aos moradores dos trópicos que o natal é muito mais lindo com neve. Dá até pra imaginar o père Noël vestido de vermelho trazendo os presentes num trenó puxado por renas. E acabamos achando meio ridículo a mesma cena num calor de 35ºC.


Sim, sim, o inverno é lindo.........e ao mesmo tempo muito cruel. Depois de meses com pouca luminosidade e muito frio, é inevitável uma certa melancolia. Eu digo que sobrevive ao inverno não quem tem o melhor casaco (isso ajuda, claro!), mas quem tem amigos. É por eles que saímos do nosso lar quentinho, pra enfrentar 40 cm de neve e um frio do capeta. Sem amigos, o inverno seria insuportável. São eles que nos levam pra patinar, fazer sky du fond, e mesmo a nossa performance sendo lamentável nas primeira tentativas, eles não desistem de nos ensinar a "aproveitar" o inverno. Além disso, é com eles que dividimos as agruras do frio lá de fora e juntos passamos o tempo até a primavera chegar.

Agora a neve começa a degelar, as árvores ganham os primeiros brotinhos, o dia se torna mais longo e o sol começa a esquentar. Bem-vinda primavera!

2 comentários: