quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sonhos

É sabido que os sonhos revelam elementos escondidos no nosso subconsciente. Desde de que cheguei no Canadá tenho tido sonhos absurdos....tão absurdos que gostaria vou dividí-los com vocês.


Nos três primeiros meses, sonhei frequentemente que eu estava abandonando o meu Biro-Biro. Pra quem não sabe, o Biro é o meu labrador lindo que ficou no Brasil. Inconscientemente esta era a sensação, de que eu o tinha abandonado, mas não foi isso que rolou. Ele ficou no Brasil com a minha cunhada e a minha mãe, cercado de carinho, com espaço pra correr e brincar, num país que tem uma temperatura decente. Aqui em Montréal moramos num apê infinitamente menor do que minha casa no Brasil e não sei o que seria dele (e de mim) no inverno. Não dá pra manter um cachorro de 30kg trancado num apê de 58 m² durante 4 meses. A saudade dele dói todos os dias, mas preciso me acostumar a conviver com essa ausência.


Depois dos sonhos com o Biro-Biro, foi a vez de sonhar incessantemente com o Multishow! Olha que doidera! Os sonhos eram mais ou menos parecidos: eu anunciava minha mudança para o Canadá e fenômenos bizarros começavam a aparecer: um dia eu chegava pra trabalhar e tinha uma québécoise sentada na minha mesa, ou minha chefe me demitia logo após o anúncio da viagem. Tive sonhos desse tipo inúmeras vezes.


Aos poucos, as paisagens e as pessoas daqui começaram a entrar nos meus sonhos. As primeiras frases ditas em francês, a imensidão branca, pessoas e lugares. Até hoje ainda não sonhei 100% com o universo montréalais; eles sempre aparecem misturados aos elementos do Brasil.


Minha onda de sonhos mais recente é o mar! Pelo menos três vezes por semana sonho com alguma coisa do mar, misturando o presente e o passado. Dia desses sonhei que o Plateau, o bairro onde moro em Montréal, ficava a 150 m do mar!!! Ah, quem me dera. E no sonho eu falava assim: "Como é bom morar bem localizado. O Plateau fica a 150 do mar. Se eu morasse em St-Michel (norte de Montréal) teria que pegar ônibus e metrô pra chegar no mar....". Se fosse assim tava bom, né?!


Esta noite sonhei que chegava numa praia cheia de pedra e com água gelada......o mar estava lá, mas eu não podia entrar porque ela gelado e perigoso. E tinha um hotel abandonado. Quando eu abria a porta desse hotel, surgiam alguns colegas da faculdade, que transformaram o hotel num albergue hippie.


Freud explica!!!


Não sou psicanalista, mas o pouco conhecimento que tenho sobre o assunto me permite concluir que meus sonhos revelam tudo aquilo que eu não tenho: o Biro-Biro, um trabalho e a praia! É a eterna insatisfação humana: se temos uma coisa, não temos outras.......é como se, apesar de adorar essa fase da nova vida, faltasse alguma coisa! E há certos momentos que fica impossível preencher esse vazio dentro do peito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário