terça-feira, 21 de setembro de 2010

Colonização

Durante as aulas de história que temos aqui tenho me feito a seguinte pergunta: onde foi que deu errado? O Brasil e o Québec são colônias descobertas mais ou menos na mesma época, cerca de 500 anos atrás e as histórias são parecidas: um europeu perdido (no caso, um francês) chegou
aqui achando que tinha chegado nas Ìndias.
O que encontraram aqui? Índios...óbvio! E o que a Igreja Católica fez? Catequizou os índios.....até aí tudo igual, com uma diferença: aqui o solo não é tão fértil quanto o do Brasil por motivos óbvios: neva metade do ano. Bom, sem muita riqueza pra explorar, os colonizadores trocaram alguns castores com os índios em troca de armas (a pele do castor servia pra fazer casacos e chapéus, super moda na Europa) e a exploração dos recursos naturais acabou por aí (porque não tinha mesmo muita coisa pra explorar!). Os québecoises não falam que os índios foram exterminados, apenas dizem que eles "desapareceram". Tá bom! Igual os nossos!! Hoje existem reservas índígenas, mas isso é assunto pra outro post.
Voltando à história: colonizadores, índios, igreja católica......um tempo depois colonizadores ingleses e protestantes, muita divergência.....enfim, a história é longa! Tirando os colonizadores ingleses, até aí é muito parecido.
Então eu me pergunto, onde foi que a nossa desigualdade começou? Por que trazemos tantas cicatrizes da nossa colonização? Hoje temos diferenças sociais tão profundas que fica difícil acreditar que os dois países foram colônias. E alguém pode dizer: ah, mas aí a colonização foi francesa e não portuguesa.......não é esse o motivo. Olha a Costa do Marfim, colônia franceza....tem gente que diz que as colônias acima do hemisfério norte têm menos desigualdade que as do hemisfério sul....mas o que justifica? Estar em cima? isso não é motivo, gente....
Tenho aqui a minha teoria de que a exploração dos recursos naturais (no nosso caso abundandantes) e a escravidão foram as grandes responsáveis pelas diferenças sociais tão gritantes que encontramos ainda hoje no Brasil. Se algum historiador ler esse post, por favor me explique o que foi que aconteceu e onde o caldo desandou.......O Brasil é lindo, lindo, mas o que explica tanta diferença social?

Nenhum comentário:

Postar um comentário