terça-feira, 14 de setembro de 2010

Salvem o francês!

Antes de vir pra cá li muitos blogs que falavam sobre a francisação: uns amaram, outros nem tanto...vou dar aqui a minha opinião! Todo imigrante deveria fazer SIM a francisação, mesmo se já tem um bom nível da língua. Isso porque a francisação não é uma aulinha de idioma, é uma inserção na sociedade do Québec. Temos aula de francês, história e geografia! A Francisação ajuda o imigrante a se sentir parte de uma história em constante transformação!

O que mais me chamou a atenção é a questão da língua enquanto identidade. Os québecoises estão perdendo a guerra contra os anglófonos. Antes, as estatísticas apontavam 80% de francês falado em Montreal, contra 20% de inglês. Hoje já está 50% pra cada lado. Se eles perderem a língua, uma parte de sua identidade vai embora. Salvem o francês!! Turistas, esforcem-se pra dizer pelo menos "bonjour"! E quem vem morar aqui, mesmo que seja por um ano, não custa ter umas aulas e aprender uma nova língua! Fora que falar francês é muito, muito charmoso....
Outro dia fui no treinamento de um evento que vou fazer no fim do mês e, apesar de todo mundo falar francês, o treinamento foi dado em inglês. Infelizmente falar inglês entre os mais jovens tornou-se cool!

Salvem os golfinhos, salvem as as baleias.........e salvem o francês!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário