quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Costa do Marfim

Ontem no grupo de conversação conheci a Mirella, da Costa do Marfim. Pra começar, ela veio de um país com esse nome, que é o nome mais bonito do mundo para um país. Em francês, fica ainda mais lindo, Côte d´Ivoire (lê-se Côte dávoárrrrr).
Lá pelas tantas ela falou de um país rico em diamante e ouro; de um país com um solo fértil, onde nasce tudo o que se planta; falou de um país onde a natureza é exuberante e não há qualquer desastre natural como furacões, vulcões e coisas do tipo; falou de um povo alegre e caloroso. Um albanês desavisado perguntou: "mas se o seu país é assim tão rico, porque não é rico, de fato?"
Daí, meu amigo, foi uma aula de geopolítica. Ela falou de uma colonização francesa massacrante, de um país com 69 diletos não reconhecidos, de uma elite corrupta, de uma desigualdade social latente onde poucos têm muito, e muitos não têm nada. Alguém conhece um país assim?
Me emocionei com a história da Mirella porque no fundo, é a história de todos nós!

2 comentários:

  1. Aê Jo, é muito bacana conhecer as outras culturas, sobretudo quando começamos a encontrar coincidências (que de fortuito não têm nada) e algumas peçinhas de quebra-cabeça vão se juntando! Concordo com cada letra de sua observação, inclusive tb acho lindo o ¨Côte D´Ivoire¨!!! Triste é que provavelmente todo o Ivoire que tinha deve ter sido levado para a elite francesa...

    ResponderExcluir
  2. Aêêê, finalmente eu descobri que é o tal Aloísio da Cidade! hahahah...marcelão é vc?!?! sabe como eu descobri? não foi a peruca nem o dentinho preto...foi o uso da palavra "fortuito". Só alguém q fez 3 faculdades, mestrado e é professor no Chile poderia usar essa palavra. na hora eu falei: é Marcelão..adorei, viu! adoro seus coments no blog..bjss

    ResponderExcluir