terça-feira, 10 de agosto de 2010

Francisação...já?!

Ontem eu e o Di fizemos nosso teste pra ver qual nível a gente caía na fransicação.
Francisação é o curso de francês em tempo integral oferecido pelo governo do Québec. São 3 níveis: básico, intermediário e avançado e cada um deles tem duração de 11 semanas. A Francisação é o sonho de consumo da maioria dos imigrantes, porque além de praticar a língua, o governo ainda oferece uma bolsa pra ajudar nas despesas do aluno. Tenho lido em vários blogs que a francisção é mais do que um curso de língua, é um jeito de inserir no imigrante na vida e na cultura do Quebec. Tem gente que critica, diz que o professor não era bom...enfim.....
A prova é um bate-papo com alguém do governo e depois tem uma parte escrita. O tempo total pra terminar é de 2 horas, fiz a minha em 20 minutos e fiquei com vergonha de entregar tão rápido...daí esperei um pouco e entreguei depois de meia hora.
O cara que me entrevistou não deu muita abertura pra eu escolher a escola onde eu queria fazer. Na verdade, pra mim tanto faz. Existes 2 lugares possíveis pra fazer a francisação: as universidades e os Cegeps (escolas técnicas). Não sei se as chamadas Commissions Escolaires tbém oferecem este curso em tempo integral.
As aulas da francisação começam a cada 3 meses aqui em Montreal, por isso quem não quer perder tempo deve procurar um curso em tempo parcial em alguma das Commissions Escolaires espalhadas pela cidade. Em geral, para o residente permanente o custo é simbólico: apenas $45,00 por 6 meses de curso. Dizem que a do Centre Lartigue é muito boa.
Outra coisa importante, os níveis: quem não sabe nem falar bonjour vai pro básico. O Di fez aulas durante 2 meses no Brasil, mas consegue se expressar bem e por isso foi pro intermediário.
Como só fizemos a entrevista ontem, eu nem estava com esperança de entrar na turma de agosto da francisação. Já estava preparada psicologicamente pra fazer Commission Escolaire até ser chamada pra turma de novembro. Mas não é que JÁ me chamaram? Gente, rápido assim. Como sou aluna do avançado, muitos alunos desistem ou arrumam emprego, então é mais fácil conseguir uma vaga do que no nível intermediário. O Di ainda não foi chamado porque o nível dele é o mais concorrido. Estou aqui na torcida.
As aulas começam dia 18 de agosto em tempo integral. Como vou fazer pra terminar meu MBA? Sinceramente não sei...mas isso é assunto pra outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário