quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cada o inglês que estava aqui?

O gato comeu!!!
No total foram 12 anos de cursos privados de inglês: fiz aulas no SESC, na PUC, na FEA, no Alumni e depois desse tempo todo e, principalmente depois do intensivão em Toronto, eu finalmente convenci meu ego super-ultra-exigente, de que eu REALMENTE falava bem essa maldita língua.
Aí eu tive a brilhante ideia de me mudar pra Montréal e melhorar o francês. Imersa no mundo francófono, frequentando escola diariamente, lendo e só falando francês com os amigos, meu inglês simplesmente desapareceu, sumiu, escafedeu-se......eu conheço as palavras, entendo 99% dos que é falado, leio super bem, mas não consigo mais falar.... quando eu começo uma frase em inglês, o vocabulário tá todo em francês e o pensamento não acompanha! Ahhhhh.....parece que eu regredi!
Especialistas dizem que durante o processo de sedimentação de uma terceira língua, pode acontecer da segunda língua ficar "guardada" esperando que a terceira esteja 100% consolidada. Quando isso acontecer, eles dizem que a segunda língua volta e as três línguas passam a conviver harmoniosamente. Bom, espero que esse seja meu caso. Se não for eu tô ferrada, vou voltar pro basic II.
Pra completar, essa noite tive um sonho bizarro: eu era uma participante de "O Aprendiz" e o Roberto Justus falava assim pra mim: "Você pode fazer essa peça em inglês?".
Minha resposta: "Pas d´anglais. Je peux la faire en français si tu veux." E assim, o Roberto Justus participou do meu primeiro sonho em francês....

Nenhum comentário:

Postar um comentário